MATRIZ CURRICULAR
EIXOS ARTICULADORES E INTERDISCIPLINAS
CH/CR
1º SEMESTRE
EIXO 1 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM I – EDUCAÇÃO E CULTURAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Desenvolvimento de capacidades que potencializem os educadores para a tomada de decisões e para a escolha informada quanto à promoção de conteúdos, tecnologias mediadoras e aplicações inovadoras no currículo. Prevê-se a reflexão sobre concepções e práticas pedagógicas a partir de: abordagens sociológicas e antropológicas sobre a educação, a identidade, a diversidade cultural; apropriação tecnológica, conhecimento conceitual e uso das tecnologias da comunicação e da informação na pedagogia; aprofundamento sobre as especificidades do currículo, dos projetos pedagógicos e das arquiteturas didáticas geradoras de conhecimento e aprendizagem efetivos.
EDUAD 001 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
90/6
EDUAD 002 - ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA
75/5
EDUAD 003 - ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
105/7
EDUAD 004 - SEMINÁRIO INTEGRADOR I
105/7
 
2º SEMESTRE
EIXO 2 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM II - O TRABALHO EDUCACIONAL: CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE
Desenvolvimento de capacidades que potencializem os educadores para: a tomada de decisões; a implantação de projetos pedagógicos; a dinâmica da sala de aula e a análise do processo de aprendizagem. Prevê-se a reflexão sobre concepções e práticas pedagógicas a partir de: abordagem histórica da educação, abordagem psicológica do desenvolvimento, da identidade do sujeito, da aprendizagem em geral e da alfabetização.
EDUAD 005 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA I
105/7
EDUAD 006 - ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
105/7
EDUAD 007 - FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
105/7
EDUAD 008 - SEMINÁRIO INTEGRADOR II
60/4
EDUAD 035 - INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS
45/3
 
3º SEMESTRE
EIXO 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM III– ARTES VISUAIS, LITERATURA, CORPOREIDADE: LUDICIDADE, EXPRESSIVIDADE E FRUIÇÃO
Desenvolvimento das capacidades que estimulem os educadores na tomada de decisão e na implantação de projetos pedagógicos com aproveitamento de recursos expressivos nas áreas das artes visuais, da música, do teatro, da expressão corporal, da ludicidade e da literatura.
EDUAD 009 - ARTES VISUAIS
60/4
EDUAD 010 - LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM
60/4
EDUAD 011- LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
60/4
EDUAD 012 - MÚSICA NA ESCOLA
60/4
EDUAD 013 - SEMINÁRIO INTEGRADOR III
75/5
EDUAD 014 - TEATRO E EDUCAÇÃO
60/4
 
4º SEMESTRE
EIXO 4 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM IV- CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PARA AMBIENTES EDUCACIONAIS
Investigação das possibilidades educativas dos diferentes espaços de aprendizagem e suas representações que circundam cotidianamente as alunas e alunos –professoras e professores- em exercício da docência considerando as Áreas de Conhecimento da Matemática, Ciências Naturais e Estudos Sociais como formas-de-ver-o-Mundo. Tematização das lacunas e limites existentes nos diferentes materiais didáticos disponíveis nas Redes Públicas de Ensino dentro de perspectivas histórico-filosóficas e sociológicas, buscando a indicação de outras possibilidades.
Desenvolvimento de processos investigativos e de reflexões-sobre-a-ação, buscando o aprofundamento e aproximação entre teoria e prática educacional nas Ciências.
EDUAD 016 - REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA
75/5
EDUAD 017 - REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS
75/5
EDUAD 018 - REPRESENTAÇAO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS
75/5
EDUAD 019 - SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
60/4
 
5º SEMESTRE
EIXO 5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM V: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento de aspectos teórico-práticos referentes à compreensão das políticas públicas e gestão democrática da Escola enquanto um campo de possibilidades construídas histórica e socialmente; que se definem nas relações entre Estado e sociedade; e que se expressam em ações de garantia de acesso e permanência na educação escolar. A gestão democrática compreendida como processo de promoção humana e exercício da cidadania em âmbito sócio educativo. O papel dos profissionais da educação na gestão da educação.
EDUAD 020 -  PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO
60/4
EDUAD 021 - ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
90/6
EDUAD 022 - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
120/8
EDUAD 023 - PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA
45/3
EDUAD 024 - SEMINÁRIO INTEGRADOR V
60/4
 
6º SEMESTRE
EIXO 6 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VI - DOCÊNCIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
Potencializaçãso das capacidades de articulação das disposições ético-políticas do sujeito professor, no sentido de compreender o0s movimentos de inclusão e exclusão nos processos educativos.
EDUAD 025 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II
90/6
EDUAD 026 - EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
75/5
EDUAD 027 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
60/4
EDUAD 028 - QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA
75/5
EDUAD 029 - SEMINÁRIO INTEGRADOR VI
75/5
7º SEMESTRE
EIXO 7 – PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURÍCULO VII- TEORIAS EM AÇÃO
Articulação expressa entre Projeto e Prática Pedagógica de caráter reflexivo e investigativo desenvolvidos a partir de referenciais (re)construídos ao longo do curso e das especificidades culturais de sua comunidade imediata, contemplando a problematização dos conteúdos curriculares. Proposição de ações conjuntas através de processos colaborativos e cooperativos de aprendizagem profissional, comprometidas com a dimensão pública da educação enquanto realidade concreta de um contexto histórico-social. Análise coletiva dos Projetos Pedagógicos e dos dados sobre o desempenho dos alunos, de forma a beneficiar o aprendizado destes. Uso de recursos bibliográficos e tecnológicos, bem como suas metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores para compor todas as etapas do planejamento, tais como procedimentos, recursos, técnicas e avaliação.
EDUAD 015 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
90/6
EDUAD 031 - SEMINÁRIO INTEGRADOR VII
75/5
EDUAD 036 - DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
75/5
EDUAD 037 - LINGUAGEM E EDUCAÇÃO
75/5
EDUAD 030  -   LIBRAS      45/3            
 
8º SEMESTRE
EIXO 8 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VIII – TEORIAS EM AÇÃO
Descrição
EDUAD 046 - SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: Docência de 6-10 anos
45/3
EDUAD 047 - SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII :Docência de 0-5 anos
45/3
EDUAD 048 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: em Docência : 6-10 anos
300/20
EDUAD 049 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: em Docência : 0-5 anos
300/20
 
9º SEMESTRE
EIXO 9 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM IX - PEDAGOGIAS, PRÁTICAS E PESQUISA
Sistematização, por meio do Trabalho de Conclusão de Curso/TCC, do Projeto e da Prática Pedagógica de caráter reflexivo e investigativo desenvolvido no 7º. semestre a partir de referenciais (re)construídos ao longo do curso e das especificidades culturais de sua comunidade imediata. Proposição de ações conjuntas, através de processos colaborativos e cooperativos de aprendizagem profissional, com o objetivo de publicizar as reflexões e contribuir para sistematização das (re)construções teórico-práticas do trabalho pedagógico no processo de elaboração do TCC. Análise coletiva dos TCCs a partir de reflexões construídas ao longo do curso. Avaliação do curso.
EDUAD 038 - SEMINÁRIO INTEGRADOR IX
90/6
EDUAD 050 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - EA
180/12
 
Disciplinas Complementares – 105 horas
 
DISCIPLINAS ELETIVAS
Código
CH/CR
DISCIPLINA: EDUAD 039- EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
30/2
DISCIPLINA:EDUAD 043- EDUCAÇÃO, SAÚDE E CORPO
45/3
DISCIPLINA:EDUAD 045- EDUCAÇÃO, TRABALHO E PROFISSÃO
30/2
DISCIPLINA:EDUAD 040- LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
45/3
DISCIPLINA:EDUAD 041- MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES
30/2
DISCIPLINA:EDUAD 044- O ESCOLAR E A DROGA
30/2
DISCIPLINA:EDUAD 042- SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO
30/2
 
EMENTA DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINA: EDUAD 001 - Educação e tecnologias da comunicação e da informação

EMENTA:
Enfoca os conceitos e práticas relacionadas à colaboração e cooperação na formação de redes e comunidades de conhecimento, bem como à diferenciação entre conhecimento e informação para a aprendizagem.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 002 - Escola, cultura e sociedade – abordagem sociocultural e antropológica

EMENTA:
Estudos sobre diferenciação, desigualdades sociais como fatores dinâmicos e interdependentes na transformação da sociedade. Desigualdades e diferenças e seus impactos na aprendizagem. Identidade e diversidade cultural como elementos geradores de novos conhecimentos. Configurações da participação social e política na sociedade do conhecimento.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 003 - Escola, projeto pedagógico e currículo

EMENTA:
Estudos sobre as dimensões teóricas e práticas que configuram os currículos escolares destacando a íntima relação entre esses e os projetos político -pedagógicos assumidos pelas instituições assim como a presença ativa dos professores nos processos de concepção, planejamento e desenvolvimento de tais projetos e a necessidade de tê-los presentes no desenvolvimento das atividades de ensino e de aprendizagem. Isto supõe análise crítica de: conceitos de currículo, natureza e funções do projeto político-pedagógico da escola e suas relações com o planejamento do ensino e da aprendizagem.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 004 - Seminário Integrador I

EMENTA:
Contempla a apresentação do curso – sua estrutura, currículo e metodologias específicas para EAD. Introdução: aos modos de apropriação tecnológica com ênfase no ambiente virtual; ao desenvolvimento do portfólio educacional; a produção de páginas para web; aos mapas conceituais; ao estudo efetivo a distância. Acesso às linguagens de prática e pesquisa pedagógica - a ação como é sentida e a ação como é observada, registrada e transformada.

Voltar
DISCIPLINA: EDUAD 005 Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I

EMENTA:
Estudos sobre o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo, social e moral e as teorias de aprendizagem.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 006 - Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica

EMENTA:
A infância e a escolarização como processos sócio-culturais e históricos. A Modernidade como constituidora da escola pública e da infância, instituidora de modelos de comportamento e de organização social. Ênfase em autores e propostas que vêm contribuindo para a construção de diferentes perspectivas de compreensão da infância, do aluno e da escola.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 007 - Fundamentos da Alfabetização

EMENTA:
Abordagem sociocultural e pedagógica do letramento e da alfabetização

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 008 - Seminário Integrador II

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos. No início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades de cada desdobramento do eixo. No final do semestre o foco recairá sobre os aspectos avaliativos incluindo a apresentação e discussão dos portfólios e outros trabalhos que se fizerem necessários.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 035 - INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS

EMENTA:
Reflexões teóricas sobre o processo de produção das infâncias e análise de seus efeitos na educação das crianças. Caracterização de diferentes infâncias em nossa sociedade e seus modos de educação.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 009 - Artes Visuais

EMENTA:
As artes visuais e seu ensino: implicações entre os conceitos de arte e as concepções pedagógicas do ensino de arte. Teorias e metodologias no ensino de arte. Concepções sobre o desenho infantil e suas implicações no ensino de arte. Textos visuais contemporâneos: Histórias em Quadrinhos, ilustrações de livros, desenhos animados, filmes, propagandas, cartuns. Modalidades e materiais expressivos em Artes Visuais. Planejamento e avaliação em Artes.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 010 - Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem

EMENTA:
Aquisição de conhecimentos que permitam uma discussão informada sobre os principais enfoques teórico-metodológicos da literatura infantil no espaço pedagógico e um planejamento produtivo de estratégias pedagógicas. Desenvolvimento de postura crítica em relação à produção literária para crianças, a partir de uma visão histórica do surgimento da mesma no mundo ocidental e no Brasil, assim como sobre os Contos de Fadas tradicionais e renovados, o humor, a poesia, as fábulas e as novas temáticas da literatura infantil. Relacionamento entre as contribuições teórico-metodológicas estudadas e as vivências na área, como professor/a de séries iniciais. Desenvolvimento de postura crítica e produtiva em relação a textos para jovens e adultos das séries iniciais: contos tradicionais, historietas, lendas, causos, crônicas, relatos, poemas.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 011 - Ludicidade e Educação

EMENTA:
Estudo e reflexão teórico-crítica sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sócio-cultural, cognitivo e emocional dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discussão sobre o papel da ludicidade na prática educativa. Vivência e análise de jogos e brincadeiras.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 012 - Música na Escola

EMENTA:
Experiência prática e fundamentação teórica dos conceitos musicais e estudo das características da produção musical no contexto de diferentes culturas. Reflexões e aporte teórico que promovam o senso crítico e a construção dos princípios que fundamentam a educação musical no currículo escolar nas diferentes faixas etárias.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 013 - Seminário Integrador III

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades de cada desdobramento do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará vivencias relacionadas às artes visuais, a musicalização, às experiências lúdicas, à expressão dramática, buscando a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo III.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 014 - Teatro e Educação

EMENTA:
O teatro e a Educação: estudo das diferentes concepções de teatro e seus modos de abordagem e constituição na cultura escolar. Corporeidade e teatralidade na prática educacional.Teatro e construção do conhecimento.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 016 - Representação do Mundo pela Matemática

EMENTA:
O desenvolvimento psicogenético das noções lógicas elementares, espaciais e numéricas dos alfabetizandos. O currículo, a organização do ensino nas séries iniciais e a construção das primeiras aprendizagens matemáticas.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 017 - Representação do Mundo pelas Ciências Naturais

EMENTA:
As concepções de corpo humano: da Ciência Moderna á Contemporaneidade.
Limites e possibilidades dos livros didáticos e demais materiais pedagógicos.
O “laboratório de ciências”: museu, laboratório, sala de aula ou espaço virtual? Quais pedagogias?
Concepções de realidade e ambiente, vida e seres vivos.
Tópicos em Educação Ambiental: os ambientes domésticos, urbanos e rurais; as Áreas de Preservação Permanente (APP) e o desenvolvimento sustentável.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 018 - Representação do Mundo pelos Estudos Sociais

EMENTA:
Estudo sobre os espaços, os tempos, as relações sociais e os processos de produção de identidades numa perspectiva investigativa e de elaboração de propostas pedagógicas. Trata-se de compreender os fenômenos da sala de aula, particularmente nas séries iniciais, elaborar propostas de ensino, desenvolver conhecimentos sobre a História do Município e do Rio Grande do Sul através de diferentes estratégias e problematizações acerca do fazer docente na área de Estudos Sociais.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 019 - Seminário Inegrador IV

EMENTA:
Concepções de Ciência e de pesquisa em Educação;
Concepções de currículo, aprendizagem e o ensino das Ciências;
Alfabetização e Letramento nas Ciências: A Ciência como cultura na sociedade do conhecimento;
Espaços de aprendizagem: dos cotidianos das alunas-professoras-cidadãs aos livros didáticos; dos espaços escolares e comunitários ao Mundo Virtual.
A Educação Ambiental como tema transversal nas Ciências.
Estudo interdisciplinar das diversas linguagens e meios utilizados nas representações de Mundo e seus projetos de pedagogização buscando legitimação e inserção no Mundo do Trabalho docente.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 020 - Projeto Pedagógico em Ação

EMENTA:
A Investigação como princípio educativo e a formação de professoras-investigadoras-em-ação;
Materiais didáticos: análise, adequação e preparação – perspectivas histórico-sociais;
Práticas docentes e discentes: a busca de um equilíbrio dinâmico;

Didática e conteúdos curriculares: possibilidades interdisciplinares.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 021- Organização do Ensino Fundamental

EMENTA:
Estudo teórico-prático da organização da escola enquanto mediadora de políticas, de concepções pedagógicas e de modelos organizacionais e de tempo-espaço para a construção de uma escola pública, democrática e de qualidade. Organização curricular da escola: exigências normativas, autonomia, papel dos diferentes atores e suas relações no pensar-fazer do projeto pedagógico – tempos e espaços escolares, componentes curriculares/avaliação, gestão democrática da escola: autonomia pedagógica, financeira, administrativa.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 022 - Organização e Gestão da Educação

EMENTA:
A educação escolar como direito da cidadania e dever do Estado e da sociedade no contexto atual brasileiro e em perspectiva histórica. A organização da educação nacional: estrutura dos níveis de ensino; estrutura dos sistemas de ensino; competências das esferas de governo para com a educação; instâncias de acompanhamento e de controle público. As políticas públicas, seus fundamentos, orientação e planos de ação do governo como instrumentos de possibilidades para a garantia de acesso e permanência na educação escolar: financiamento; valorização do magistério; políticas curriculares/de avaliação, dentre outras políticas e programas.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 023 - Psicologia da Vida Adulta

EMENTA:
A disciplina trabalha com a aprendizagem na vida adulta a partir do referencial teórico piagetiano enfocando principalmente a educação de jovens e adultos. Questiona também as trasformações na convivência do adulto a partir de temas atuais como relacionamentos afetivos, trabalho, educação, etc.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 024 - Seminário Integrador V

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos. No início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades de cada desdobramento do eixo. No final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo V.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 025 - Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II

EMENTA:
Teorias de aprendizagem e características da vida adulta (centrada no adulto professor). Reflexão sobre as relações do professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 026 - Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

EMENTA:
Breve análise histórica da educação especial. A LDBEN 1996 e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais no ensino regular. Avanços na legislação brasileira e as dificuldades estruturais no contexto do ensino no país. Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva: principais conceitos; a identificação do aluno com necessidades especiais; o processo de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades especiais; as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; avaliação, progressão e terminalidade escolar; a inserção no trabalho.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 027 - Filosofia da Educação

EMENTA:
Desenvolver a capacidade de argumentar e analisar conceitos visando uma reflexão crítica sobre o saber comum, as concepções de ser humano e a moralidade, além de abordar criticamente a relação entre aprendizagem e conhecimento, e os aspectos políticos da educação.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 028 - Questões Étnicos Raciais na Educação: Sociologia e História

EMENTA:
Entendimento de raça e etnia na educação, contextualizando os movimentos e grupos étnicos e raciais nos diferentes tempos e espaços, com ênfase no estudo das questões afro e indígenas no Brasil e no Rio grande do Sul. Leituras e reflexões teórico-práticas que possibilitem a compreensão da diversidade étnico-racial na complexidade social em que cada um se insere e se constitui, individual e coletivamente.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 029 - Seminário Integrador VI

EMENTA:
Relacionar os temas desenvolvidos no semestre com as experiências educacionais de cada sujeito, buscando construir compreensões que potencializam a elaboração de propostas educacionais inclusivas.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 015 -Educação de Jovens e Adultos no Brasil

EMENTA:
O sujeito jovem e adulto em suas diferenças e especificidades: análise de discurso e observação de práticas cotidianas; estudo e aprofundamento de relações que considerem as questões teórico-práticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 031 - Seminário Integrador VII

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo VII.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 036 – Didática, Planejamento e Avaliação

EMENTA:
Teorias educacionais subjacentes à organização do planejamento, avaliação e organização/produção de materiais didáticos. Planejamentos Integrados

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 037 – Linguagem e Educação

EMENTA:
Teorias de aquisição da linguagem oral e escrita. Desenvolvimento da linguagem, no enfoque investigativo e pedagógico.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 046 - Seminário Integrador VIII – Docência de 6 – 10 anos

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo VIII.
Alternativas:
Orientação e Acompanhamento do Estágio Supervisionado: 6 -10 anos

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 047 - Seminário Integrador VIII – Docência de 0 – 5 anos

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo VIII.
Alternativas:
Orientação e Acompanhamento do Estágio Supervisionado: 0 a 5 anos.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 048 - Estágio Supervisionado Docência 6 – 10 anos

EMENTA:
Supervisão compartilhada de professores desta Faculdade de Educação e professores designados segundo a área de abrangência, os quais assumirão a função de coordenadores locais da Prática de Ensino. Reflexão da docência articulada ao Projeto Pedagógico e sistematizada no Portfólio, material que acompanha o/a aluno/a desde o eixo I.
Alternativas para Estágio Supervisionado:
Estágio em Docência: 6 a 10 anos

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 049 - Estágio Supervisionado Docência 0 –5 anos

EMENTA:
Supervisão compartilhada de professores desta Faculdade de Educação e professores designados segundo a área de abrangência, os quais assumirão a função de coordenadores locais da Prática de Ensino. Reflexão da docência articulada ao Projeto Pedagógico e sistematizada no Portfólio, material que acompanha o/a aluno/a desde o eixo I.
Alternativas para Estágio Supervisionado:
Estágio em Docência: 6 a 10 anos

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 038 - Seminário Integrador IX

EMENTA:
Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo IX.

Voltar

DISCIPLINA: EDUAD 050 - Trabalho de Conclusão de Curso - EA

EMENTA:
Trabalho de Conclusão, em forma de artigo/TCC, sistematizado a partir do Projeto e da Prática Pedagógica desenvolvidos no 8o. semestre, objetivando promover práticas de docência com caráter investigativo

Voltar

   DISCIPLINA: EDUAD : 051 – Lingua Brasileira de Sinais

EMENTA:
Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). História das comunidades surdas, da cultura e das identidades surdas. Ensino básico da LIBRAS e políticas linguísticas e educacionais para surdos.                                                                                                                                       Voltar