Sexualidade e Gênero

Como está construído o discurso sobre sexualidade e gênero na escola? Que sentidos os sujeitos atribuem à sua sexualidade? Compreendendo esses sentidos é que pode a escola encontrar formas de intervenções mais adequadas para esse aspecto.

 

SEXUALIDADE E GÊNERO

BIBLIOGRAFIA 

FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana – Subsídios ao trabalho em Educação Sexual. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a.

______. Educação Sexual – possibilidades Didáticas. In: LOURO, G.L., NECKEL, J.F. & GOELLNER, S.V. (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.66-81, 2003b.

______. Subsídios à educação sexual a partir de estudo na internet. In: MEYER, Dagmar; SOARES, Rosangela (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, p.41-61, 2004. 

LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, L. H. (org.). A escola no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.

______ Guacira Lopes. Corpo, Escola e identidade. Educação & realidade. Porto Alegre, vol.25 (2), p.59-75, julho/dezembro. 2000.

______ Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. IN: LOURO, Guacira Lopes (org) O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______. Educação Sexual – possibilidades Didáticas. In: LOURO, G.L., NECKEL, J.F. & GOELLNER, S.V. (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade. Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.66-81, 2003b.

______. Subsídios à educação sexual a partir de estudo na internet. In: MEYER, Dagmar; SOARES, Rosangela (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

______. Gênero, História e Educação: construção e desconstrução. Educação & realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 20, n0. 02 p. 101-132, jul-dez. 1995.

______. Gênero, sexualidade e educação – uma perspectiva pós-estruturalista. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. O Currículo e as diferenças sexuais e de gênero. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001 a. 

______. Teoria queer – uma política pós-identitária para a Educação. Revista estudos feministas - REF, Florianópolis: UFSC/CCH/CCE, v. 09, n.02; p. 541-553, 2001b. 

______. O corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004 a. 

______. Sexualidades contemporâneas: políticas de identidade e de pós-identidade. In: UZIEL, Anna Paula; RIOS, Luís Felipe e PARKER, Richard Guy (Org.). Construções da sexualidade – gênero, identidade e comportamento em tempos de aids. Rio de Janeiro: Pallas: Programa de Gênero e Sexualidade IMS/UERJ e ABIA.

 

SITES

 

ARTES, Amélia Cristina Abreu. Indicador nacional de alfabetismo funcional-2001: explorando as diferenças entre mulheres e homens. Educacão e pesquisa. São Paulo,  v. 33, n. 3, dez 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022007000300012&lng=pt&nrm=iso>

FRANÇA, Kelly Bedin. Corpo, gênero e sexualidade: discussões. Revista estudos feministas vol.13 no.1. Florianópolis Jan./Apr. 2005.Disponível em   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000100014#tx03

FRANÇA, Kelly Bedin. Corpo, gênero e sexualidade: discussões. Revista estudos feministas vol.13 no.1. Florianópolis Jan./Apr. 2005.Disponível em   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000100014#tx03

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade – as múltiplas “verdades” da contemporaneidade. Disponível em http://www.grupalfa.com.br/arquivos/Congresso_trabalhosII/palestras/Guacira.pdf

MEYER, Dagmar E. Estermann; RIBEIRO Cláudia; RIBEIRO Paulo Rennes Marçal.  Gênero, sexualidade e educação. ‘Olhares’ sobre algumas das perspectivas teóricometodológicas que instituem um novo G.E. Disponível em  http://www.anped.org.br/reunioes/27/diversos/te_dagmar_meyer.pdf

QUEIROZ, Renato da Silva(org). O corpo do brasileiro: estudo de estética e beleza. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000. Disponível em http://books.google.com.br/books?id=AWmXVRb1lFUC&printsec=frontcover&dq=o+corpo+do+brasileiro+%2B+Renato+da+silva+queiroz&source=bl&ots=_lUJfiGndE&sig=JrKhD-0uyiA2BPmBl0ZfsdiDXy4&hl=pt-BR&ei=zMnVS_7nBYyRuAfczMH2DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CA8Q6AEwAQ#v=onepage&q&f=false

SZWAKO, José Eduardo. Resenha: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. IN: LOURO, G. L. O corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a17n30.pdf

 

 

 

REVISTAS

 

 

CAMPOS DE ABRANGÊNCIA

SITES RELACIONADOS

SUGESTÕES DE ATIVIDADESS

 

 

 

ARTES, Amélia Cristina Abreu. Indicador nacional de alfabetismo funcional-2001: explorando as diferenças entre mulheres e homens. Educacão e pesquisa. São Paulo,  v. 33, n. 3, dez 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022007000300012&lng=pt&nrm=iso>