Pensamento Lógico Matemático

Buscamos sugestões para auxiliar na reflexão e prática a respeito da aprendizagem da matemática no cotidiano do aluno da EJA e o ensino nas escolas. São sugeridas muitas atividades em diversos campos dessa temática. 

PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

BIBLIOGRAFIA

BUTTS, Thomas. Formulando problemas adequadamente. IN: KRULIK, Stephen; RAYS, Robert. A resolução de problemas na matemática elementar. São Paulo: Atual, 1997. pp. 32-48.

CALAZANS,Angela Maria. A matemática na alfabetização: o pensar e o fazer numa prática dialógica. Porto Alegre: Kuarup, 1996.

CARRAHER, Terezinha N.; CARRAHER, David W.; SCHILIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia de ensino de matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

COLL, César & TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática. São Paulo: Ática, 2000.

DANTE, L. R.Tudo é matemática, 5ª série. São Paulo: Ática, 2002.

DANYLUK, O. S. O adulto não escolarizado e o registro da linguagem matemática. In: DANYLUK, O. S. Educação de adultos: Ampliando horizontes de conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2001.

DUARTE,Newton. O ensino de adição e subtração para alfabetizandos adultos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.66, n.154, p. 448-475, set/dez. 1985.

______. O ensino da matemática na educação de adultos. São Paulo: Cortez; Autores associados, 1986.

Educação matemática. Revista de educação de jovens e adultos. Rede de apoio à  ação alfabetizadora do Brasil. Nº 14, jun 20002.

FONSECA, Mª. da C. F.R. Educação matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FONSECA, Mª. da Conceição[et al]. O ensino da geografia na escola fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GOLBERT, Clarissa S. Matemática nas séries iniciais: o sistema decimal de numeração. Coleção jogos a thurma 2. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.

GOMES, C. H. P. “Professora, eu não sei ler; contas até faço”: uma análise dos processos de leitura e de escrita da linguagem matemática manifestada por adultos não escolarizados. In: DANYLUK, O. S. Educação de adultos: ampliando horizontes de conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2001.

IMENES, Luiz Márcio. A numeração indo-arábica. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 1993.

KAMII, Constance. Crianças continuam reinventando a aritmética: implicações na teoria de Piaget (séries iniciais). Porto Alegre: Editora Artmed, 2005. 

KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática e os problemas "da vida real". In: CHASSOT, Áttico; OLIVEIRA, Renato J. de(orgs.). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: UNISINOS, 1998. pp.123-134.

______. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 

KULESZA, Wolciech Andrzej. Alfabetização de adultos em Ciências e Matemática. João Pessoa: Editora Universitária, UFPB, 2001.

LERNER, Délia. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: ArtMed, 1995.

MENDONÇA, Maria do Carmo; LELLIS, Marcelo. Cálculo mental. Revista de ensino de ciências. São Paulo, n22, jul. 1989.

OLIVEIRA, Helena Doria Lucas de. Os números e seus arredores: escritas, significados, leituras, contextos. In: ÁVILA, Ivany Souza (org.). Escola e sala de aula - mitos e ritos um olhar pelo avesso do avesso. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004

PIRES, Célia M. C. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000.

REVISTA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Rede de apoio à  ação alfabetizadora do Brasil, nº 14, jun. 2002. Educação Matemática.

SMOLE, Kátia; DINIZ, Mª Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática. Série Cadernos de Mathema- de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007.

SMOLE, Kátia; DINIZ, Mª Ignez (org). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001.

NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação matemática - números e operações numéricas. SP: Cortez Editora, 2005.

__________ Introdução à educação matemática - Os números e as operações numéricas. São Paulo: Proem Editora, 2002.

PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda e CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Espaço e forma - a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem Editora, 2000.

TOLEDO, Maria Elena Roman de Oliveira. Os registros matemáticos dos adultos. Série Alfabetização e cidadania. n.6 REEEB/dez, 1997. pp.35-41.

_________. As construções matemáticas dos alunos adultos pouco escolarizados: das resoluções cotidianas ao registro formal. São Paulo, 1998. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

TOLEDO, Marília & TOLEDO, Mauro. Didática da matemática: como dois e dois- a construção da matemática. São Paulo: Editora FTD, 1997

 

SITES E TEXTOS ON LINE

ANAIA, Fernanda. O portfólio como registro de um trabalho de geometria. Relatos de Prática. Disponível em http://www.mathema.com.br/.

BELLO, Samuel E. L. & ABREU, Roger. Tópicos de matemática para a educação de jovens e adultos. Material de apoio didático. DEC/FACED/UFRGS, 2006. Disponível em  http://www.ufrgs.br/faced/educacaomatematica/texto/topicos_de_mat_para_EJA2006.pdf

BÚRIGO, Elisabete Z.; BASSO, Marcus V. A. De que parte estamos falando. In: Transformações no mundo do trabalho. Programa Integrar: Módulo 3 - Matemática 1, pp10 - 14 

__________. Usando os números como ferramentas. In: O conhecimento como ferramenta. Programa Integrar: Módulo. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/

CABRAL, Viviane Ribeiro de Souza; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis.  Articulação entre o conhecimento prévio do aluno e o conhecimento escolar em aulas de matemática na alfabetização de jovens e adultos. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Disponível em http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/completos/12-05.pdf

CHASSOT, Attico; TEIXEIRA, Cícero Marcos [et al]. Ciências 2 A – Caderno de metodologias. Ministério da Educação e Cultura/ PREMEN/UFRGS/DEF – Laboratório de Metodologias e Currículo. Edição experimental, 1976. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/livros/ciencias2a/inicial.htm

D`AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática do saber matemático ao fazer pedagógico o desafio da educação. 2º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO. Macaé, RJ, 1999. Disponível em http://vello.sites.uol.com.br/macae.htm

DAVID, Maria Manuela Martins Soares; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis.Sobre o conceito de número racional e a representação fracionária. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/livros/leituras/numero_racional/06_numero_racional.htm

DEMO, Pedro. A matemática da vida. In: Leitores para sempre. Editora Mediação, Porto Alegre – 2006;  pp.89 à 100. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/livros/leituras/03_matematica_vida.htm

Curso para professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Programa Educa. ICMC/USP. Números e sistema de numeração. Disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica/mod1.htm

_________. Adição e subtração. Disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica/mod2.htm

_________. Multiplicação. Disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica/mod3.htm

_________. Divisão. Disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica/mod4.htm

_________. Fração. Disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica/mod5.htm

FAGUNDES, Léa da Cruz. Materiais Manipulativos no Ensino de Matemática a crianças de 7 a 14 anos - período das operações concretas In: Seminário Nacional Sobre Recursos Audiovisuais no Ensino de 1° grau -MEC - Brasília, junho de 1977. Disponível em http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos/materiais_manipulativos.htm e http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/livros/leituras/01_materias_manipulativos.htm

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Aproximações da questão da significação  no ensino - aprendizagem da matemática na EJA- Educação de Pessoas Jovens e Adultas - GT 18 – Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/25/mariaconceicaofonsecat18.rtf.  

GURGEL,Thaís. De vezes e de dividir. Encarte especial Matemática. Revista Nova Escola. Disponível em http://www.magiadamatematica.com/uss/pedagogia/25-teoria-4-campo-multiplicativo.pdf.

HOFFMANN, Daniela Stevanin . Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-matemáticas. Texto adaptado da dissertação de mestrado Aprender matemática: tornar-se um sujeito da Sociedade em Rede Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS), 2006.  

ISHIHARA, Cristiane A.; SMOLE, Kátia Stocco; TAUNAY, Mila; CÂNDIDO, Patrícia. Refletindo sobre alguns aspectos do processo de resolver problemas. Reflexões. Disponível em http://www.mathema.com.br/

KLÜSENER, Renita. Aritmética nas séries iniciais: o que é? Para que estudar? Como ensinar? Porto Alegre, Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, 2000. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/

LAGARTO, Maria João; CANGUEIRO, Maria de Lourdes. A multiplicação e o ensino das tabuadas da multiplicação. Escola Superior de Educação de Santarém. Disponível em http://www.drel.min-edu.pt/programa_de_matematica/materiais_pedagogicos_multiplicacao.pdf.

LOPES, Antonio José Lopes. Escola sonega dos alunos a verdadeira matemática. Disponível em http://www.matematicahoje.com.br/telas/autor/entrevistas/brasil.asp?aux=A

_______. Sobre o ensino da tabuada na educação primária. Disponível em http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_publicados.asp?aux=tabuada

_______. Erros: mentiras que parecem verdade ou verdade que parecem mentiras? Disponível em http://www.matematicahoje.com.br/telas/autor/artigos/artigos_view.asp?cod=35

_________. Explorando o uso da calculadora no ensino para jovens e adultos. Revista Alfabetização e Cidadania, n.6, p. 67-79, dez. 1997. Disponível em http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_view.asp?cod=37

_________. Reflexões sobre o ensino de frações no currículo de matemática. Disponível em  http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_view.asp?cod=27

MILANI, Tatiana da Costa; SOMMER, Fernanda Zambrano; GONÇALEZ, Tífani T. Curiosidades para o ensino de matemática através de atividades lúdicas e materiais concretos. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí/RS, 2009. Disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand

MORAIS, Ivanise Zem de. Os materiais manipuláveis no ensino de matemática, com ênfase na formação de docentes. Secretaria de Estado Da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. Paraná/PR, 2008. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/977-4.pdf

OLIVEIRA, Oswaldo Rio Branco de. Como ensinar com praticidade os conceitos de centena, dezena e unidade? Revista Nova Escola. Edição Novembro de 1999. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/materiais_didaticos/montessori_link1.pdf

Portal Educacional da Fundação Telefônica. www.educarede.com.br

RENITA, Klüsener. Aritmética nas séries iniciais: o que é? Para que estudar? Como ensinar? Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/

SILVA, Valdenice Leitão da. Números decimais: no que os saberes das crianças diferem dos de adultos. Programa de Pós Graduação em Educação, UFPE (dissertação - mestrado), Recife, 2006. pp202. Disponível em www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT18-2224--Res.pdf

Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Disponível em  http://www.sbem.com.br

SMOLE, Kátia Stocco.  Basta ler, escrever e calcular?  Reflexões. Disponível em http://www.mathema.com.br/

_________________. Comunicação em matemática: instrumento de ensino e aprendizagem Disponível em http://www.mathema.com.br/

 _________________. A matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer Disponível em http://www.mathema.com.br/

 _________________. Educação matemática  Disponível em http://www.mathema.com.br/

________________. Aprender a ler problemas em matemática Disponível em http://www.mathema.com.br/

________________. Avaliação: uma longa caminhada na busca por respostas Disponível em http://www.mathema.com.br/


SMOLE, Kátia Stocco & DINIZ, Maria Ignez. Comunicação em matemática  Disponível em http://www.mathema.com.br/

TOLEDO, Maria Elena R. de O. As Construções Matemáticas dos Alunos Adultos pouco Escolarizados: das Resoluções cotidianas ao Registro Formal. São Paulo, 1998. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em http://www.alb.com.br/anais14/Sem04/C04013.doc

_________. Numeramento, metacognição e aprendizagem matemática de jovens. Disponível em  http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=320:numeramento-metacognicao-e-aprendizagem-matematica-de-jovens-e-adultos&catid=4:educacao&Itemid=15

 

REVISTAS

POWER POINT

VÍDEOS

REVISTA NOVA ESCOLA. Sistema de numeração decimal. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml

 

  • 1ª etapa: Iniciando uma coleção coletiva. Sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Nesta atividade, os alunos do 2º ano usam diferentes maneiras para contar e registrar a quantidade de tampinhas do grupo. O total da turma é marcado em um quadro numérico que será atualizado nas aulas seguintes, conforme a coleção for aumentando. 
  • 3ª etapa: Contando a coleção . Vídeo da 3ª etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Nesta aula, os alunos do 2º ano registram o aumento de suas coleções por meio de dois procedimentos: a contagem simples, contando todos os objetos desde o número 1, e da sobrecontagem, na qual partem do registro da quantidade que já haviam contado na aula passada.
  • 4ª etapa: Escrevendo números grandes. Vídeo da 4ª e última etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Os alunos do 2º ano discutem sobre a escrita de números altos com dois, três e até quatro algarismos. 

 

REVISTA NOVA ESCOLA. Regularidades do sistema de numeração decimal. Analisando regularidades no quadro numérico. Revista Nova Escola. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-analisando-quadro-numerico-429236.shtml. Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Regularidades do sistema de numeração decimal". Nesta atividade, os alunos do 2º ano começam a perceber características repetitivas das séries numéricas.

______. Regularidades do sistema de numeração decimal. Jogo "Detetive de Números". Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-detetive-numeros-429337.shtml

Vídeo da 3ª e última aula da sequência didática "Regularidades do sistema de numeração decimal". Os alunos do 2º ano participam de um jogo fazendo perguntas para descobrir o número em que a professora está pensando. A professora só pode responder "sim" ou "não". 

CAMPOS DE ABRANGÊNCIA

SITES RELACIONADOS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Muitas atividades deverão ser contextualizadas para a modalidade EJA - TI

NÚMEROS

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

 

 

 

 

 

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL 

Os mais-mais

Sequência didática de Matemática para trabalhar hipóteses sobre os números e comparação entre escritas numéricas para o 1º ano do Ensino Fundamental I.

 

Cartões

Sequência didática de Matemática sobre as regras do sistema de numeração decimal e comparação entre números de até três algarismos. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

 

Tabela numérica

Sequência didática de Matemática sobre leitura, escrita e comparação de números, utilizando a tabela numérica. Atividade voltada para o 1º ano do Ensino Fundamental I.

 

Regularidades do sistema de numeração decimal

Sequência didática para desenvolver a percepção das regularidades do sistema numérico decimal. As atividades são voltadas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.

 

Coleção coletiva de tampinhas

Sequência didática para desenvolver a compreensão do sistema numérico, procedimentos simples de adição e a escrita de números com mais de um algarismo. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

 

Ensinando a usar notas de R$1,00, R$10,00 e R$100,00

Sequência didática de Matemática sobre o uso do dinheiro em compras, para alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental

 

O uso da calculadora e o sistema de numeração

Sequência didática sobre o uso da calculadora para compreender o sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

 

Números grandes para os pequenos

Sequencia didática de Matemática que propõe um trabalho diário com números grandes, por meio do uso de tabela numérica, jogo de percurso e coleção.

 

Batalhas numéricas

Sequência didática sobre o jogo Batalha Numérica, que tem por objetivo trabalhar propriedades do sistema de numeração

 

Cada dia é sempre um novo dia

Sequencia didática de Educação Infantil de Matemática sobre grandezas e medidas.

 

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/

 

 

 

 

 

Sistema de numeração:

 http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/

 

Unidade, Dezena e centena: 

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/materiais_didaticos/montessori_link1.pdf

http://web.educom.pt/pr1305/mat_numeraca.htm

 

Jogos com números e cálculos 

http://web.educom.pt/pr1305/mat_numeraca.htm

 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/

A construção do conceito de número e o Pré-Soroban 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/488-2.pdf 

http://portal.mec.gov.br/

 

Reflexão e sugestões de atividades com Números e operações numéricas 

http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf

 

http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/ 

 

Conceitos Gerais:

Atividades desafiadoras onde aparecem conceitos de numeração, operações, raciocínio lógico, figuras geométricas entre outros.

Ajude o gatinho

 

Caminho das frutas

 

Caminho das letras

 

 Caminho esquisito

 

Categorias e categorizados

 

Complete as sequências

 

Conjuntos

 

Dominós

 

Eu sei fazer mel

 

O que falta?

 

Estacionamento

 

Figuras geométricas

 

O caminho dos círculos

 

O que falta?

 

O urso e os balões

 

Objetos no saco

 

Passando pela ponte

 

Placas e mais placas

 

Placas organizadas

 

Prateleiras

 

Promoção no mercadinho

 

Quem é que?

http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/  

Atividades variadas com:

 

Números e operações

 

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=186 

Sugestão de atividade:

Número: contagem, medição, ordenação ou codificação? 

Leitura e escrita dos números, a partir da observação de seus significados e usos.

 

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=124 

Sugestão de atividades: 

Matemática na Literatura

Contagem, escrita e ordenação de números, medida de comprimento.