Referências das Leituras
 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONSCIÊNCIA Fonológica. In: Letra A: o jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, p. 13, v.1, jun/jul. 2005.

DALLA ZEN, Maria Isabel; TRINDADE, Iole maria Faviero. A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais. In: XAVIER, Maria Luisa (Org.). Disciplina na Escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002. p. 123 -133.

GURGEL, Thaís. Tem um monstro no meio da história. In: Revista Nova Escola Online. Setembro/2009. Disponível em: http://origin.revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/tem-monstro-meio-historia-489258.shtml.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 15-61.


TRINDADE, Iole Maria Faviero. Não há como alfabetizar sem método? (
encaminhado para publicação)

VIDAL, Fernanda; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Coesão e coerência em textos escritos iniciais: algumas reflexões. In: MOLL, Jaqueline(org.). Múltiplos alfabetismos: diálogos com a escola pública na formação de professores. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. p. 135-146. (Texto 11 – Módulo 8).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARRIOS, Olga. Documentos de classe. In: TEBEROSKY, Ana. CARDOSO, Beatriz (org.) Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. São Paulo: Ed. Trajetória Cultural, 1990. p. 135-184.

BETOLILA, Alain; SOARES, Magda. É preciso conjugar alfabetização e letramento? In: LETRA Ao jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, p. 3, v.3, mai/jun, 2007. (Texto 4 – Módulo 5)

CUQUERELLA, Marta. Documentos de classe. In: TEBEROSKY, Ana. CARDOSO, Beatriz (org.) Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. São Paulo: Ed. Trajetória Cultural, 1990. p. 65-100.

DONAT, Assumpció. Documentos de classe. In: TEBEROSKY, Ana. CARDOSO, Beatriz (org.) Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. São Paulo: Ed. Trajetória Cultural, 1990. p.101-134.

PSICOGÊNESE da escrita. In: Letra A: o jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, p. 4, v.1, ago/set. 2005.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Concepções não-valorizadas de escrita: a escrita como “um outro modo de falar”. In: KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 65-89. (Texto 3 – Módulo 3)

SOARES, Magda. Nada é mais gratificante do que alfabetizar – Entrevista. In: Letra A: o jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, v.1, abr/mai, 2005. p. 10 -14. (Texto 6 – Módulo 5)


TRINDADE, Iole Maria Faviero. Um olhar dos Estudos Culturais sobre artefatos e práticas sociais e escolares de alfabetização e alfabetismos. In: MOLL, Jaqueline(org.). Múltiplos alfabetismos: diálogos com a escola pública na formação de professores. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. p. 135-146. p. 123-133.


REFERÊNCIA MIDIÁTICA


PENSAMENTO infantil – A narrativa da Criança. Revista Nova Escola Online. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-narrativa-crianca-489339.shtml


TRINDADE, Iole Maria Faviero. Constituição do Laboratório de Aprendizagem na Escola Aramy Silva –Transposições didáticas. Porto Alegre/RS, 1998. Duração 24 minutos.


POWER POINT


LEMOS, Sandra M. Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social. 2007. Material produzido para a interdisciplina a partir de palestras proferidas por Kleiman (2007) e Dalla Zen e Trindade (2002). [Fontes das imagens: www.letramento.iel.unicamp.br; google.com.br e material digitado.] (Power Point 2)


MEDEIROS, et.al. Relato de vivência em letramento. Material proveniente de trabalho de campo realizado no Curso “Múltiplas Alfabetizações e Alfabetismos”, coordenado pela Profª. Iole Maria Faviero Trindade, da UFRGS/FACED/PPGEdu/NECCSO. In: MOLL (org.), 2005. [CD-Rom – Meta 4 – Grupos de Trabalho – Grupo 7] (Power Point 5)


MELLO, Darlize T. Produções textuais de alunos. Material produzido para a interdisciplina a partir de produçoes textuais de alunos do terceiro ano do primeiro ciclo de uma escola municipal do município de Porto Alegre. (Power Point 4)


TRINDADE, Iole Maria Faviero. Múltiplas Práticas de Alfabetização e Alfabetismos/letramentos: Um olhar dos Estudos Culturais. Colaboração na edição de slides: Letícia Germano. (Power Point 1)


___. Alfabetizações e alfabetismos/letramentos: revisando leituras anteriores e a produção de um planejamento de aula. Colaboração na edição de slides: Letícia Germano. (Power Point 3)