Unidade 7 - Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva

 
Caros alunos, nesta unidade iremos trabalhar com temas relacionados às práticas docentes na perspectiva da educação inclusiva. Nosso objetivo é contribuir para uma discussão qualificada que contemple: avaliação, adaptações curriculares e dispositivos de ensino na educação básica. Dedicaremos a esta unidade 10 horas, ou seja, 2 semanas de duração.

Importante: Nesta última unidade não teremos FÓRUM, mas ele permanecerá aberto para os alunos e alunas que desejarem participar.

Para começar faça as seguintes leituras:

 


Leitura dos textos: 

* Material de apoio: ppt.


 A partir da leitura dos textos,  volte para seu Estudo de Caso no Dossiê de Inclusão

 


Para seu Dossiê de Inclusão

Estudo de Caso

Sua tarefa nesta unidade será dar continuidade ao registro escrito iniciado  contemplando os seguintes pontos:

  • Avaliação

a)      Que aproximações existem entre as idéias trazidas nos textos sobre avaliação e seu estudo de caso?

b) Quais as contradições em relação ao que foi observado?

c) Como é feita a avaliação do sujeito da pesquisa durante o ano letivo (parecer descritivo, por exemplo)?

d) Essa avaliação dá conta das possibilidades e competências do sujeito observado?

  • Conclusões: faça um fechamento do estudo de caso, com uma reflexão sua sobre o mesmo. 
* Vocês podem acrescentar outras informações que acharem relevantes e/ou necessárias em cada uma das partes desta atividade.

** Lembrem-se que esta é uma atividade cumulativa. O prazo para postar esta tarefa no "Dossiê de Inclusão" de Inclusão é dia 03/07.


Leituras Complementares

1.  Avaliação e Inclusão Escolar: Desafios, Conflitos e Possibilidades”, Christofari (2006).   Avaliação Escolar Conflitos e possibilidades.pdf  

  • Inclusão e avaliação no sistema escolar”,  Beyer (2005: 91- 102).

  • *Este texto está disponível na pasta da disciplina nos Pólos.

 

2. Uma Escola Para Todos: reflexões sobre a prática educativa

Soraia Napoleão Freitas pg.37
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao3.pdf

3. ORSOLINI, Margherita. A construção do discurso nas discussões em sala de aula: uma análise seqüencial. In: Pontecorvo, Clotilde. InDiscutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005. Pg. 123-144. * Este texto esta disponível na pasta da disciplina nos Pólos.

4. PASCUCCI, Marina; ROSSI, Franca. Professores e crianças nos discursos: a construção de textos escritos. In: Pontecorvo, Clotilde. In: Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005. Pg. 163-185. * Este texto esta disponível na pasta da disciplina nos Pólos.

5. MARCHESI, Álvaro. A Prática das escolas inclusivas. In: COLL; MARCHESI; PALACIOS. Desenvolvimento Psicológico e Educação 3. Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg. 31-48. * Este texto esta disponível na pasta da disciplina nos Pólos.

6. Textos 8, 9 e 10, do livro indicado “Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas”. BAPTISTA, Claudio Roberto (Org.). Porto Alegre: Editora Mediação, 2006
7. Docência(s) no contexto da educação inclusiva: uma perspectiva sistêmica (ANDRADE, Simone Girardi)..................................................................................................................................107-117
8. Integração/inclusão: desafios e contradições (KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães)...119-126
9. Educação Inclusiva: de quem e de quais práticas estamos falando? (MACHADO, Adriana Marcondes)...........................................................................................................................127-136
* Este livro esta disponível na Biblioteca dos Pólos.