Unidade I: HISTÓRICO
Sala de Leitura:
LEITE, B. L. Jean Itard e Victor do Aveyron: uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercussões. III Conferência de Pesquisa Sócio- cultural. Disponível em:
h ttp://www. fae .un i camp. br/brjOOO/trabs/17 5 O .doe.

MIRANDA, Aríete Aparecida Bertoldo . História, deficiência e educação especial. Disponível em: http://\v\vw.histedbr.fae.unicaiTip.br/reYÍsta/revis/revisl5/art_l 5.pdf.


Unidade II: POLÍTICAS PUBLICAS BRASILEIRAS
Sala de Leitura:
BAPTISTA, C. R. A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas. In: X ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. ANAIS XIII -ENDIPE. Curitiba, 2004

BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução n°. 2 de 11 de fevereiro de 2001: institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.

_____. Constituição Federal de 1988. Art. 206, 206, 208 e 213.

_____. Ministério da Educação e do desporto. Lei n°. 9394. de 20 de dezembro de
1996: estabelece as diretrizes da educação nacional. Brasília. 1996.

_____. Ministério da Educação e do desporto. Secretária de Educação Especial.
Política Nacional de Educação Especial: livro l/ MEC/ SEESP. Brasília, 1994.

Leituras complementares:
FERREIRA, J.R. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. In: Caderno Cedes, vol. 19 n°. 46. Campinas. 1998.

MICHELS, H.M. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização. In. Revista Brasileira de Educação,
Vol. 11, n°. 33. São Paulo. p. 406-423



Unidade III: SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Sala de Leitura:

ALVES, D. O.; GOTTI, M. O. Atendimento educacional especializado: concepções, princípios e aspectos organizacionais. Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2006. p.268-272.

GARCIA, R. M. C. . Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial na educação básica. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: conhecimento e margens, Gramado/RS, 2008. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: conhecimento e margens, 2008. v. l

PRIETO, R. G. Políticas de melhoria da escola pública para todos: tensões atuais. http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com content&view=article&id=2 6:sessao-especial-politicas-de-melhoria-da-escola-publica-para-todos-tensoes-atuais&catid=5:educacao-especial&Itemid=16.

Leituras complementares:
BAPTISTA, C. R. ; TEZZARI, M. L. . Construir redes: desafios no cotidiano dos serviços de apoio especializado no município de Porto Alegre. In: XIII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Recife 2006.. ANAIS XIII -ENDIPE. Recife, 2006

TEZZARI, M. L. . Sala de Recursos: espaço de apoio à permanência de alunos psicóticos no ensino comum? In: IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED/SUL, 2002, Florianópolis. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2002.

TEZZARI, M. L. Inclusão Escolar e Rede de Apoio: a Sala de Integração e Recursos (SIR) como possibilidade de serviço de atendimento especializado. In: VI ANPED-Sul, Santa Maria, 2006. ANAIS VI-ANPED/RS. Santa Maria: UFSM, 2006.

VIRGOLIM, A. M. R. . Enriquecimento escolar em salas de aula regular e de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação: uma perspectiva inclusiva. In: III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do MEC, 2006, Brasília, DF. Ensaios Pedagógicos. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília, DF : Ministério da Educação, 2006. p. 109-120.



Unidade IV: SUJEITOS: DEFICIÊNCIA FÍSICA
Sala de Leitura:

BERSCH, R; MACHADO, R. Conhecendo o aluno com deficiência física. Disponível
em: http//:portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf

BERSCH, R. Tecnologia Assistiva - TA. Disponível em: http//:portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf

OBS: Todas as leituras complementares desta unidade estão disponíveis on-line e listadas na página da Unidade.



Unidade V: SUJEITOS: DEFICIÊNCIA MENTAL

Sala de Leitura:

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos Com síndrome de Down: a deficiência
como produção social. Campinas/SP: Papirus Editora, 2008.

FIERRO, Alfredo. Os alunos com deficiência mental. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 193 - 214.

Leituras complementares:
ANACHE, Alexandra; MARTINEZ, Albertina Mitjáns. O Sujeito com deficiência mental: processos de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. In: JESUS, Denise et ai (Orgs.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 43-53.

BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. Disponível em: http//:portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Itens I e II do Capítulo I.

BATISTA, Cristina Abranches Mota. A questão da deficiência mental. In: Ensaios Pedagógicos - construindo escolas inclusivas. 1a Ed. Brasília: MEC, SEESP, 2005. p. 100.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares. In: Cadernos CEDES, Campinas, v. 26, n. 68, p. 60 - 73, jan/apri. 2006.

SILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. Deficiência Mental e Família: implicações para o desenvolvimento da criança. In: Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, maio/ago. 2001.

PINTO, Gláucia Uliana; GÓES, Maria Cecília. Deficiência Mental, Imaginação e Mediação social: um estudo sobre o brincar. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbee/vl2nl/31982.pdf.



Unidade VI: SUJEITOS: AUTISMO
Sala de Leitura:
BOSA, Cleonice. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; BOSA, Cleonice (Orgs.). Autismo e Educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VASQUES, Carla Karnopp; BAPTISTA, Cláudio Roberto. A educação de sujeitos com transtornos globais de desenvolvimento: traços e circunstâncias. In: BAPTISTA, Cláudio (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre:Mediação, 2006. * Este livro está disponível na biblioteca dos Pólos.

Leituras complementares:

BOSA, Cleonice. Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. In: Psicologia: reflexão e crítica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v.15, n. l, p. 77 - 88. 2002.



Unidade VII: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Sala de Leitura:

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação no Sistema Escolar. In: . Inclusão
e Avaliação na Escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005. Capítulo 5.

CHRISTOFARI, Ana Carolina. Avaliação e Inclusão escolar: desafios, conflitos e possibilidades. In: Congresso Internacional de Educação, V, 2006, UNISINOS. Anais do V Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo/RS: UNISINOS, 2006.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas educativas: perspectivas que se abrem para a Educação Especial. Educação 7 Sociedade, Campinas/SP, ano XXI, n. 71, p. 192 -220, julho. 2000.

PISTÓIA, Lenise Henz Caçula. A Rede de Interações como Concepção Pedagógica: alternativas no espaço da sala de aula com alunos em situação de desvantagem.
2002.

Leituras complementares:
MARCHESI, Álvaro. A Prática das escolas Inclusivas. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: artmed, 2004. 3v. p. 31 - 38.

FREITAS, Soraia Napoleão. Uma escola para todos: reflexões sobre a prática educativa. In: Inclusão: Revista da Educação Especial, Ministério da Educação, secretaria de Educação Especial, Brasília, v.l, n.l, p. 37 - 40, dez. 2006.

ANDRADE, Simone Giradi. Docência (s) no contexto da educação inclusiva: uma perspectiva sistémica. In: BAPTISTA, Cláudio (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre:Mediação, 2006. p. 107 - 117. * Este livro está disponível na biblioteca dos Pólos.

KASSAR, Mônic de Carvalho Magalhães. Integração/ inclusão; desafios e contradições. In: BAPTISTA, Cláudio (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas.
Porto Alegre:Mediação, 2006.p. 119 - 126. * Este livro está disponível na biblioteca dos Pólos.

MACHADO, Adriana Marcondes. Educação Inclusiva: de quem estamos falando? In: BAPTISTA, Cláudio (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre:Mediação, 2006. p. 127 - 136. * Este livro está disponível na biblioteca dos Pólos.

ORSOLINI, Margherita. A construção do discurso nas discussões em sala de aula: uma análise sequencial. In: Pontecorvo, Clotilde. In: Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005. pg. 123-144.

PASCUCCI, Marina; ROSSI, Franca. Professores e crianças nos discursos: a construção de textos escritos. In: Pontecorvo, Clotilde. In'. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005. pg. 163-185.



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