Atividades com Geoplano

Trabalhando figuras geométricas no geoplano:
Material:
  • Geoplano
  • Elásticos
  • Formas geométricas recortadas de cartolina, uma para cada aluno. (quadrado, hexágono, etc...)
  • Folhas de papel quadriculado ou um que possa representar o geoplano
  • régua
Desenvolvimento:

O objetivo da atividade é iniciar o trabalho com formas geométricas, não é necessário nomear as formas geométricas, você pode adaptar a atividade de acordo com a série e deixar que trabalhem de maneira intuitiva, os alunos podem representar no geoplano e no papel as formas mesmo sem saber seu nome.

Você pode distribuir as figuras aos alunos e pedir que a representem usando elásticos e o geoplano. Depois você pode pedir que desenhem no papel quadriculado a representação que fizeram no geoplano. Procure recortar as figuras de um tamanho diferente dos possíveis de serem representados no geoplano para que possa surgir um impasse entre os alunos, se a figura for maior, ela é igual? Neste momento você pode falar sobre semelhança de formas geométricas.

Depois de registrarem no papel, você pode perguntar:
- Quantos lados tem a figura?
- Em cada lado, em quantos pregos a figura está encostando?
- Em quantos pregos a figura encosta no total? Aqui você pode ajudá-los a construir uma idéia inicial de perímetro.

Você pode agora pedir para que diminuam ou aumentem a figura no geoplano, e pedir para que descrevam o procedimento, pode perguntar quantos pregos o elástico precisou "pular" para aumentar ou diminuir a figura e para que ela ficasse semelhante em quantas direções isso foi necessário.

Você pode também perguntar quantos quadradinhos têm na figura representada por cada um para conversar sobre a noção de área. Pode pedir que eles façam agora uma outra figura que tenha o mesmo número de quadradinhos.

Leia mais: Artigo - Geoplano - prof. Ms. José Leivas - FURG
voltar