Representação do Mundo pela Matemática

Olá, colegas! Meu nome é Zeroberto e sou um dos personagens que vocês conhecerão durante o trabalho com Matemática.

Para começar, gostaríamos que vocês observassem o mapa desenhado abaixo. Ele representa uma parte de um bairro de uma cidade.

Agora, imaginem que uma pessoa precisa deslocar-se de um ponto a outro nesse bairro e poderá usar somente esse mapa. Se os nomes das ruas e a indicação de pontos de referência estivessem escritos no mapa, a tarefa de deslocar-se de um ponto a outro ficaria facilitada, não é mesmo?

Pois bem. Para aprender e ensinar Matemática muitas vezes precisamos “saber os nomes das ruas” para nos orientarmos. Assim, é nossa intenção, no desenvolvimento da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática a de, juntos, docentes, tutores, equipe que desenvolve o material e, principalmente, alunas e alunos do Curso PEAD, criarmos e escrevermos os nomes da ruas necessários para melhor nos orientarmos no ensino e aprendizagem de Matemática.

Para que esse trabalho ocorra, criamos algumas atividades para serem desenvolvidas de forma coletiva ou individualizadas, publicamos textos, jogos, vídeos, descrição de materiais concretos com a perspectiva que eles possam servir para ajudá-los nas suas aulas de Matemática. Também disponibilizamos livros digitalizados, indicações de livros, endereços eletrônicos e gostaríamos muito de poder contar com as contribuições de vocês via sugestões de materiais, livros e opiniões.

Se você desejar, poderá ver a apresentação feita pelos docentes no primeiro encontro presencial clicando aqui.

Bom trabalho!